Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Coleção de selos com imagem da "Estátua da Liberdade" trocada


Jornal de Notícias         http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1833203

2011-04-18

O Serviço Postal dos Estados Unidos confundiu-se e imprimiu três mil milhões de selos com a imagem de uma réplica da Estátua da Liberdade, que deveriam homenagear o monumento original. A "Lady Liberty" de um hotel de Las Vegas enganou os norte-americanos durante quatro meses.
Colecção de selos com imagem da "Estátua da Liberdade" trocada
O selo lançado
Um dos grandes ícones norte-americanos, a Estátua da Liberdade, finalista vencida na eleição das "Novas Sete Maravilhas do Mundo", fica situada na porta de entrada da América, em Nova Iorque. O monumento foi um presente do governo francês e simboliza a liberdade política e a democracia, conquistadas depois de uma batalha com a Inglaterra.
Colecção de selos com imagem da "Estátua da Liberdade" trocada
A "Estátua da Liberdade" original
A importância da estátua para os Estados Unidos é incomensurável. O fascínio que o monumento representa e a fama alcançada ao longo dos anos, através de centenas de aparições em filmes e séries, fez com que diversas réplicas fossem construídas nos quatro cantos do país.

Em Dezembro de 2010, o Serviço Postal dos Estados Unidos resolveu lançar um selo comemorativo da famosa estátua, fazendo par com uma bandeira norte-americana, que entrou em circulação a custar 44 cêntimos de dólar, cerca de 30 cêntimos de euro.

As autoridades locais não quiseram poupar e colocaram à venda mais de três mil milhões de cópias da suposta Estátua da Liberdade. O selo foi um sucesso de vendas entre os filatelistas, pessoas que coleccionam selos postais, que não se aperceberam de um grande erro cometido pelos correios no momento da impressão.

A imagem escolhida para ilustrar o selo era a de uma réplica, "levantada" a quilómetros de distância da original, em frente a um hotel famoso de Las Vegas, em 1997. "Lady Liberty" convida turistas locais e estrangeiros para uma estadia de luxo e prazer, numa das zonas mais animadas da cidade dos casinos e, agora, "empresta" o rosto a um dos selos mais vendidos nos EUA.

O equívoco foi descoberto pelo jornal "Las Vegas Review", quatro meses depois do lançamento do selo, e confirmado pelo Serviço Postal dos EUA, que já garantiu que as unidades não serão retiradas de circulação.
"As pessoas gostaram muito. Se perguntar para as pessoas de Las Vegas, elas dizem: ' isso é óptimo, maravilhoso'", justificou o porta-voz dos correios, Roy Betts, à rede de televisão CNN. "Certamente, o 'erro' injectou alguma animação no nosso programa de selos", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário