Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

O VALOR DOS SELOS

Esta conversa é muito importante para que os colecionadores não se dispersem e não joguem dinheiro fora.

Quando os selos estão todos desarrumados no classificador, em envelopes ou caixas; valem o que valem os selos de pacote; isto é bem pouco; mesmo que tenha coisas muito boas nesses amontoados, que não podemos chamar de coleção. Um selo bom, no meio da maçaroca,  acaba valendo a mesma coisa que o mais barato dos selos. Pois só podem ser considerados e avaliados como pacotaria. Ninguém ira passar dias e dias usando um catálogo para avaliar um a um.

Quando os selos estão bem arrumados, todos perfeitos e em ordem de catálogo, 1 de cada tipo,  é uma coleção e aí cada selo  tem seu preço e é fácil de se fazer uma avaliação.

A maior parte dos selos tem pouco valor; não importa que sejam antigos e até anteriores a 1900. Na coleção de um pais comum, ainda existente, tipo: Brasil , Portugal, Itália  e tantos outros, 70% dos selos podem ser considerados baratos. 25% com um valor mais alto entre R$ 10,00 e R$ 100,00 e 5% caros variando de R$100 ao infinito isto é aos raríssimos com vários algarismos estes são apenas 0,01% da coleção.

Os selos além de ter cada um o seu valor de catálogo, tem também um valor determinado pela procura. Os selos de países muito procurados obviamente vão valer mais do que os de países dos quais haja poucos colecionadores;  a não ser que se trate de selo temático; aí o valor é o mesmo para qualquer país.

Existem selos caríssimos por exemplo, da Holanda, Suécia, Noruega, Inglaterra e mais alguns, que são considerados excelentes países para se colecionar, devido a moeda forte, mas que aqui no Brasil acabamos vendendo muito barato devido a pouca procura.

Os mais procurados pelos colecionadores brasileiros, além do Brasil, é evidente, são os países dos quais recebemos muitos imigrantes e que até hoje formam grandes colônias aqui no Brasil: Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Polônia, Japão e Israel devido a grande quantidade de judeus aqui existentes. Os selos do Vaticano também são muito procurados pela predominância da religião Católica  em nosso país.

Mas o essencial para que os selos tenham o valor que merecem é a arrumação, a limpeza e principalmente a ordem de emissão. Ter um catálogo não é assim tão difícil; o do Brasil custa barato; os estrangeiros são mais difíceis , mas pode-se comparar volumes antigos, conseguir xerox de alguns países com os amigos; ou fazer um esforço e ir comprando os volumes novos um a um no site do catálogo universal  Yert e Tellier; cujo endereço de e –mail é: www.yvert.com  . Para quem coleciona Alemanha é muito simples também ; em um único volume do catálogo Michel há a Alemanha completa com todas as fases, colônias e ocupações. Não custa muito caro; o site é: www.michel.de

Lembrem-se de que catálogos não pagam imposto na alfândega; vão chegar normalmente às suas casas, sem qualquer aborrecimento. As empresas mencionadas são sérias e não há problema em passar a elas os cartões de crédito.

Ser filatelista, é arrumar bem os selos. É um trabalho gostoso e faz bem e faz bem à saúde; não há melhor calmante, após um agitado dia de trabalho.

Beijos: Ana Lúcia e Giorgio

16 comentários:

  1. Bom dia. Possuo uma coleção de selos composta por 180 selos. Creio eu que alguns possam ser valiosos.
    A coleção possui uma serie de aves da índia, Polônia Checoslovákia, e outros do Japão, Rússia, Mongólia, Espanha, Itália, Argentina, Estados Unidos e outros. Tenho interesse em uma avaliação real da coleção e uma possível alienação da mesma. como posso proceder?

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=N4gqEszZF7w

    ResponderExcluir
  3. Vendo coleção de selos de vários países, alguns do início do século.Contato: seloscolecaorafael@gmail.com
    Assista o vídeo de uma pequena amostra da coleção:
    https://www.youtube.com/watch?v=N4gqEszZF7w

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, ganhei uma coleção extensa de selos, e gostaria de uma avaliação da mesma, gostaria de saber como faço, pois não tenho o mínimo conhecimento do assunto, se possível vende-la, desde já agradeço, vou deixar meu contato se alguém quiser ligar, pra falar sobre fique a vontade, desde já obrigado (11) 99808 3015 Fernando

    ResponderExcluir
  5. tenho uma coleção de selos raros... da época da segunda guerra mundial... meu avô foi refuagiado da síria e sua familía espalhou-se pelo mundo... então trocavam cartas para se comunicarem... selos estão em ótimo estado

    ResponderExcluir
  6. Boas noites eu to querendo vender Selos antigos de tudo ele mundo. São 5.055 Selos. Quem quer comprar.
    Tenho fotos de alguns selos.
    Os selos vêm de um colecionador estrangeiro

    ResponderExcluir
  7. Boa noites tudo bem, to vendendo selos de todo ele mundo sao selos antigos mas de 5.000 selos antigos o valor e a negociar eu nao so coleccionador e meu sogro e nao tenho ideia o valor dos selos. a continuacao to enviando algum dos selos.
    javieralfredorivero@hotmail.com
    https://youtu.be/EItEzELL1rI

    ResponderExcluir
  8. nossa, gostei tenho moedas cedulas e agora selos , ganhei uma caixa andei pesquisando é cansativo , mas achei alguns valores uns vinte reais outros cinco mas nada de alto valor ainda , como adquirir um catalogo para selos com preços de compra e venda sei mais ou menos isso , obrigada .

    ResponderExcluir
  9. Meu pai era um colecionador de selos por muitos anos, ele morreu em 2009 aos 84 anos. Gostaria de saber se havia algum interesse em avaliar e comprar esses selos.

    Os selos brasileiros de Gonçalves Dias, como eu chequei a Internet, são raros, por terem fora da linha o picote.



    Obrigado e esperando

    Jean
    Campinas/sp
    (19) 98305.2255

    email: jeanpierrecorretor@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,meu nome é Rodinei Andre.
    Tenho uma coleção de selos antigos, gostaria de uma avaliação. Como proceder?


    Meu contato é rodineiaj@gmail.com


    ResponderExcluir
  11. Boa tarde tenho alguns selos da Republica de San Marino gostaria de vender .
    contato ; mbrandaom1000@hotmail.com
    Marcelo

    ResponderExcluir
  12. Prezados Senhores!
    Vendo coleção de selos com aproximandamente 2.000 exemplares, sendo 60% italianos e 40% brasileiros.
    Caso tenham interesse em fazer uma oferta no lote, favor enviar contato de email para envio de fotografias e maiores informações e detalhes.
    Grato!
    Atenciosamente,
    mauricio lima
    11.999.232.410
    mslima.net@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ola tenho diversos selos de Portugal. Gostaria de saber onde posso avaliar se tem valores?

    ResponderExcluir
  14. Olá onde posso avaliar os selos do meu esposo ele tem mais ou menos 100 selos entre eles do Estados Unidos, Bodas de Platas do Chile, Canada, Japão e etc.

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome e Maria Izabe da Silva.Tenho uma coleçåo de selos antigos. E gostaria de saber onde posso avaliar.Estou interessada em vender ela. E gostaria de saber em quanto ela vai ser avaliada.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia ,tenho uma coleção de selos e quero vender 19 971148988 Marcos

    ResponderExcluir