Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Os 10 selos mais caros de sempre

Fonte: http://filatelismo.com/artigos/10-selos-mais-caros-sempre


Selos mais caros de sempre


A filatelia é uma paixão que não tem preço e a prova disso mesmo são os valores astronômicos que os selos postais chegam a atingir. Saiba quais são os 10 selos mais caros de sempre e conheça os motivos pelos quais eles são tão valiosos e insubstituíveis.

1. Three-Skilling Yellow




O Three-Skilling Yellow é o selo mais popular do mundo e isso deve-se ao facto de ser o mais caro de sempre. O selo foi vendido recentemente num leilão realizado em Genebra, na Suíça, e o seu proprietário não revelou o valor final da transação. Estima-se que o seu valor tenha sido superior a 1,82 milhões de euros/4,32 milhões de reais, valor recorde pelo qual tinha sido vendido em 1996.


O Three-Skilling Yellow foi emitido em 1855 na Suécia e o seu aparecimento foi acidental. A cor normal do Three-Skilling era verde, enquanto o Eight-Skilling era amarelo, mas, graças à troca de placas de impressão, o selo Three-Skilling saiu com a cor trocada e foi o único exemplar impresso com a cor amarela.

2. Blue Pence





O Blue Pence é um dos selos mais raros de toda a história postal. Foi emitido nas Ilhas Maurícias a pedido da Irlanda e Grã-Bretanha em Setembro de 1847 e tem o custo aproximado de 876 mil euros/2.079 milhões de reais. O Blue Pence ficou conhecido por ter sido vendido com a gravação “Post Office”, que quer dizer “Correios”, em vez de “Post Paid”, que significa “Selo Pago”. Os selos que foram emitidos com esta “gafe” encontram-se nas mãos de filatelistas privados, mas também estão em exibição no Museu Britânico de Londres e no Museu Blue Penny das Maurícias.


3. Orange Penny





O Orange Penny é um dos selos mais famosos do mundo e também foi editado nas Ilhas Maurícias. A sua impressão, à semelhança do Blue Pence, foi ordenada pela Irlanda e Grã-Bretanha em 1847 e representou a série laranja de um penny. Este selo está avaliado em 790 mil euros/1.884 milhões de reais. O Orange Penny ficou conhecido pelo mesmo motivo que o Blue Pence, pela inscrição “Post Office” (Correios), em vez de “Post Paid” (Selo-Pago).


4. Black on Magenta





O Black on Magenta foi um selo postal de 1 cêntimo que foi publicado em 1856 na antiga Guiana Britânica, hoje conhecida como República da Guiana. Devido à oferta insuficiente de selos na Guiana inglesa, e como uma solução de emergência, foi ordenada a emissão do Black on Magenta. A sua impressão foi feita por um jornal local e o papel utilizado era muito fraco e de baixa qualidade.

A única cópia do Black on Magenta foi descoberta por Vernon Vaughan, um escocês de 12 anos de idade (a idade não é um fator determinante na caracterização de um bom filatelista), enquanto lia as cartas de um familiar. Este é um exemplar único e foi vendido em 1980 pela módica quantia de 675 mil euros/1.594 milhões de reais, no entanto, não se consegue imaginar qual será o seu valor atual.

5. Franklin Z-Grill





O Franklin Z-Grill é um dos selos mais raros e valiosos em todo o mundo e foi impresso nos Estados Unidos da América (EUA), no ano de 1868. Este selo tem a característica única de ter pequenas saliências na parte de trás do papel que servem para absorver a tinta e comprovar a sua autenticidade. Esta foi uma técnica utilizada para impedir as pessoas de enganar o sistema postal da época, pois impossibilitava a realização de cópias. Atualmente, só restam dois exemplares e cada um está avaliado em 675 mil euros/1.594 milhões de reais, o que faz com que este seja um dos selos mais desejados do mundo.


6. Inverted Jenny





O Inverted Jenny é um dos selos postais de referência em todo o mundo. Ele foi emitido no ano de 1918 pelos EUA e ficou conhecido por ser o erro mais famoso do sistema postal americano. Trata-se de um selo de 24 cêntimos que foi criado para homenagear o avião Curtiss JN-4 que fazia a entrega do correio postal pela via aérea. No entanto, no momento da impressão do selo, o avião saiu invertido. Na sequência do erro, algumas dezenas de selos foram publicados e, desde então, encontram-se espalhados por toda a parte. O preço de um Inverted Jenny situa-se por volta dos 650 mil euros/1.537 milhões de reais.


7. Hawaiian Missionaries




Os Hawaiian Missionaries foram os primeiros selos a serem emitidos no Havai e foram muito utilizados pelos missionários locais. Eles foram impressos no ano de 1851, nas denominações de 2, 5 e 13 cêntimos e o papel utilizado era de fraca qualidade. A sequência de dois cêntimos é a mais rara de todas as séries e restam apenas 16 unidades em todo o mundo. Um Hawaiian Missionairy inutilizado de 2 cêntimos tem o preço de 550 mil euros/1.300 milhões de reais, enquanto que um usado apresenta o custo médio de 163 mil euros/ 384 mil reais.


8. The Basel Dove





O Basel Dove foi emitido em 1845 pelo Cantão de Basileia, na Suíça, e ficou mundialmente conhecido por ter sido o primeiro selo a utilizar três cores. Durante este período, cada cantão emitia os seus próprios selos e este é o único selo emitido pelo Cantão de Basileia. Ele foi projetado pelo arquiteto Melchoir Berry e hoje é um dos selos clássicos mais belos e apreciados. Para todos os filatelistas que o queiram adquirir, podem fazê-lo por 13.172 euros/31.035 reais.



9. The Penny Black





O Penny Black ficou conhecido por ser o primeiro adesivo postal em todo o mundo. O governo britânico lançou-o no dia 1 de Maio de 1840 e ele entrou em circulação no dia 6 desse mesmo mês. Independentemente do tipo de filatelia  que se esteja a praticar, todos os colecionadores querem ter um exemplar do Penny Black, uma vez que o seu valor histórico e simbólico é enorme. Atualmente, um selo inutilizado tem o custo de 2.170 euros/5.113 reais, ao passo que um utilizado apresenta o custo médio de 145 euros/342 reais.


10. Scinde Dawk





O Scinde Dawk é um dos selos mais famosos no mundo do filatelismo. Foi emitido em 1852, no Paquistão, e ficou conhecido por ter sido o primeiro selo pré-pago na Índia. Ele serviu de base à criação de um sistema postal único, onde existia uma taxa uniforme e regulável para todas as distâncias percorridas. Atualmente, o Scinde Dawk apresenta um custo médio de 1.150 euros/2.710 reais.

Um comentário:

  1. Ganhei de herança uma maleta lotada de selos antigos de diversos países, interessados entre em contato 51 997678373

    ResponderExcluir