Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Nascimento de uma Nação: Sudão do Sul é o 192º membro da UPU

fonte: Blog dos Correios http://blog.correios.com.br/
Por MClara | 15/12/2011 | Categorias: Lançamentos Filatélicos



Primeiras emissões do Sudão do Sul

O Sudão do Sul tornou-se, em outubro, o 192º membro da União Postal Universal (UPU). Os primeiros selos do mais jovem país do mundo foram lançados na capital, Juba, dias após a independência, em julho. Estampam a bandeira, o emblema nacional e a imagem do líder político John Garang.

O reconhecimento pelas Nações Unidas é pré-requisito para a entrada na entidade postal, mais antiga agência do Sistema ONU. Quase todos os eleitores do Sudão do Sul (98.83%) votaram pela independência, em referendo realizado em janeiro. A votação estava prevista no acordo que pôs fim à guerra civil, em 2005.




Multidão festeja independência na capital, Juba

“A União Postal Universal está feliz em dar boas-vindas ao Sudão do Sul como membro da família postal. A rede postal é uma infra-estrutura importante e ajuda a responder às necessidade de comunicação dos habitantes, bem como [promover] o desenvolvimento”, afirmou o diretor-geral, Edouard Dayan, após a adesão oficial.

Petróleo e agricultura – A agricultura de subsistência é a principal atividade econômica do Sudão do Sul. Estima-se que o território, correspondente a cerca de 1/3 do antigo Sudão unificado, concentre 75% das reservas de petróleo sudanesas. Não conta ainda, entretanto, com refinarias. A estrutura existente concentrava-se no norte.

Histórico – As relações entre o norte e o sul do Sudão eram tensas desde a independência, em 1956. O sul rebelou-se já na década de 1950, acusando as autoridades do norte de centralizar recursos e de impor sua língua, o árabe, religião e costumes. O conflito cessou em 1972, com garantia de relativa autonomia ao sul. Novo levante, em 1983, levou à suspensão da autonomia e deflagrou guerra civil que matou pelo menos 1,5 milhão de pessoas em 22 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário