Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Rio+20: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

Data de emissão: 1º/6/2012
Local de lançamento: Rio de Janeiro/RJ
Peças filatélicas: cartão-postal e Envelope de 1º Dia de Circulação










SOBRE OS SELOS

SOBRE A MINIFOLHA
A folha de 24 selos foi concebida em forma de se-tenant. Os selos abordam os subtemas da Conferência, retratando uma área de povoamento, que parte da nascente de um rio, passa pelo perímetro urbano e chega ao oceano. O objetivo é demonstrar de forma sintética, como diversas atividades de grupos humanos são realizadas de maneira sustentável, consciente e responsável, sem comprometer o ambiente urbano e os recursos naturais.
Cada selo aborda um dos subtemas defendidos pela Conferência, o que é possível perceber por meio da identificação das legendas, cujo conjunto denota a proposta de integração total da ilustração. A técnica utilizada foi ilustração vetorial.

A minifolha ilustra os três pilares do Desenvolvimento Sustentável:
Ambiental, Econômico e Social. O Ambiental é representado pela terra em um ninho, remetendo ao cuidado que devemos ter com o planeta. Os pilares Econômico e Social são visíveis a partir do gráfico com silhuetas humanas, em que a evolução do traçado remete a um ganho de produtividade financeira, assim como à ascensão social. Ao fundo, um dos ícones da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. Os três selos que compõem a minifolha foram concebidos pela UNPA (Administração Postal das Nações Unidas) e estão ligados aos pilares apresentados. O primeiro demonstra a importância da proteção dos organismos marinhos e o respeito aos animais para a construção de um mundo melhor. Assim, tem-se o mundo envolto em uma gota d’água rodeada por baleias, golfinhos e peixes. O segundo selo passa a idéia de proteção à natureza, representada pela mão apoiadora, abaixo da árvore, simbolizando a vida no planeta. O último selo se concentra no Desenvolvimento Sustentável, trazendo a pena do pavão – símbolo de imortalidade, ressurreição, proteção e guarda – que busca transmitir um sentimento de balanceamento entre o desenvolvimento da economia e da sociedade e seu impacto para o meio ambiente. As técnicas utilizadas foram desenho manual, dobradura em papel reciclável, fotografia e computação gráfica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário